Acordes 2016 - Rescaldo


Foi a 11 de Março que a EncantaTuna – Tuna Académica Feminina da Universidade da Beira Interior se despediu das paisagens serranas para vislumbrar os encantos do litoral junto de uma das mais belas baías do mundo, em Setúbal. O Acordes 2016 – XV Festival de Tunas Femininas da ESE de Setúbal, da nossa anfitriã Tuna Sadina, iniciou-se na sexta-feira dia 11, com enfeitiçadas serenatas que aqueceram a noite a todos os presentes no Largo da Ribeira Velha. Seguiu-se o Warm Up em que, como já vai sendo habitual, toda a tuna se encheu de animação e de algumas poções.


A manhã de sábado despertou e com ela bruxas de viagens de vassoura tardias que haviam ficado na Covilhã no dia antes, juntaram-se à folia das restantes bruxas e das feiticeiras. Como estar na cidade onde o rio azul tem a mesma cor do céu sem um cheirinho a mar não seria a mesma coisa, a organização preparou o almoço no Parque Urbano de Albarquel, onde a magia do encontro entre a serra (não a nossa Serra da Estrela mas a, por breves momentos nossa, Serra da Arrábida) e o estuário do Sado deslumbrou todos os presentes… A tarde prosseguiu com um moscatel de honra (poção característica, emblemática e premiada desta cidade) em que nos foram dadas as boas-vindas. Depois deu-se o passacalles que consistiu em pequenas deslocações e reportagens fotográficas em três locais históricos de Setúbal – Praça do Bocage, Largo da Misericórdia e Coreto da Avenida Luísa Todi.



Com o cair da noite iniciou-se o espectáculo… Todas sentiram a responsabilidade e felicidade ao ser a primeira tuna a pisar o grandioso palco do Fórum Luísa Todi. Iniciou-se a actuação com trovas habituais como a “Feiticeira”, “Criatura da Noite”, “Venham Mais Cinco", seguidas do nosso tão querido "Instrumental" e terminando com o conhecido “Hino à EncantaTuna”. Por fim, o After deu continuidade ao convívio. Da princesa do Sado a EncantaTuna trouxe para a sua Cidade Neve os prémios de Melhor Solista, Melhor Pandeireta e Melhor Tuna!

Resta-nos agradecer à Tuna Sadina pelo convite, aos guias da TASCA que nos acompanharam durante todo o festival e se mostraram sempre prestáveis – Pardal, Pantene e PiuPiu - e à Sra. Célia por nos ajudar, orientar, transportar e apoiar durante todo o festival.

Muito obrigada e até sempre!



Comentários